?Terapia Cognitivo-Comportamental (conhecida como TCC) tem se tornado a abordagem psicológica mais indicada para psicoterapia e tratamento dos transtornos psicológicos. Ela é um método que busca aliviar o sofrimento psíquico dos pacientes de maneira mais breve (o número de sessões comparado a outras abordagens é menor).
Ela entende que a maneira como pensamos, sentimos (emoções) e nos comportamos esta ligada a interpretação que fazemos dos fatos, situações, problemas, e essa interpretação pode estar distorcida, não ser real. E é essa maneira de pensar que pode influenciar nas suas dificuldades, medos e, transtornos como no caso da ANSIEDADE e DEPRESSÃO.
A TCC é uma abordagem bem pedagógica, vai te ensinar a reconhecer os seus pensamentos, emoções e comportamentos que geram problemas em sua vida e que estão mantendo os resultados insatisfatórios.
É através de uma investigação profunda da sua queixa (ansiedade, procrastinação, tristeza, baixa autoestima, dificuldade de concentração etc.) que o plano de tratamento será traçado. O foco é buscar identificar suas crenças que te fazem agir e pensar de determinada maneira e, usar estratégias e técnicas cognitivas e comportamentais para modificar esses pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Essas crenças todos nós temos, e elas podem ser funcionais ou não para o nosso bem-estar e satisfação com a vida. As crenças são o que sustenta a sua maneira de ser no mundo, você aprende a pensar e agir para resolver os conflitos e dificuldades que a vida impõe através das influencias que ocorrem ao longo do seu desenvolvimento como: as relações familiares, na escola, as relações amorosas, no trabalho, ou seja, são as suas experiencias mais profundas. Mas acontece que esse jeito de ser pode estar trazendo prejuízos para sua vida, e é possível avaliar essa maneira de pensar e se comportar, para verificar o que não está mais funcionando, ou seja, que vem gerando prejuízos, conflitos e sofrimento na sua rotina.
Por todas essas questões é que a TCC se tornou a terapia de primeira escolha, pois foca na resolução do problema. Identifica o problema, traça metas e busca a resolução de maneira mais objetiva.
A Terapia Cognitivo-Comportamental, também é a mais estudada e com resultados científicos comprovado para uma variedade de transtornos e problemas de ordem cognitiva e comportamental.
Bibliografia:
Introdução a Terapia Cognitivo-comportamental: teoria e partica
A Mente Vencendo o Humor