A ansiedade está presente no ser humano desde o inicio da evolução da nossa espécie. Foi através dela que os nossos antepassados se protegeram, agiram e lutaram para permitir a nossa evolução. Ela nos permite buscar resolver problemas, encarrar situações difíceis e que nos causam medo e insegurança. Mas em muitos momentos ela pode se descontrolar e virar um problema para o indivíduo. Alguns estudiosos do comportamento humano definem a ansiedade como um estado mental e corporal que tem como objetivo proteger o organismo. Diante de uma situação de medo nosso corpo reage com sensações corporais afim de nos preparar para agir diante a ameaça.
Medo excessivo, dificuldade de manter uma rotina, preocupações na maioria das vezes irreais ou desproporcional ao evento são algumas das sensações que caracterizam a ansiedade. Também ocorrem sintomas físicos como taquicardia, tremores musculares, boca seca, peso na cabeça, diarreia, mãos suadas. Além de sintomas psicológicos como superestimação do perigo, medo de morrer, se achar incapaz de sair de uma determinada situação, se sentir inútil e pensar que vai enlouquecer.
Com a chegada do coronavírus em nosso país e a determinação do isolamento social da sociedade brasileira para conter o avanço do vírus, muitas pessoas não estão sabendo enfrentar esse momento de recolhimento de uma forma consciente e assertiva. É uma situação que requer disciplina, responsabilidade e empatia pela vida e saúde de cada um de nós.
Cuidados com a saúde mental nesse momento de isolamento social:
2 Siga perfis nas redes sociais que trazem informações atualizadas e verdadeiras, como a secretaria de saúde do seu estado e/ou município, Ministério da Saúde @minsaude o perfil da OMS (organização Mundial de Saúde) e sites confiáveis como o Portal G1 e CNN Brasil .Importante definir um ou dois momentos do dia para se informar.
3 Aproveite o tempo livre para fazer coisas que gosta e que sempre tinha aquela desculpa de falta de tempo para realizar. Como aquela lista de coisas a adicionar na rotina para uma vida mais saudável: tirar um tempo pra cozinhar, realizar atividade física, mesmo em casa, voltar a desenhar, cantar, tocar algum instrumento, dançar.
4 Aproveite para organizar a casa como armários de cozinha, guarda-roupas, organizar os livros, etc.
5 Aproveite o tempo livre para ler aquele livro que já faz tempo que você tem e não conseguiu ler até o final. Escute um podcast interessante, assista as suas séries e filmes favoritos e dê preferência aqueles que trazem uma visão otimista da vida.
6 Faça cursos Gratuitos Online, busque se qualificar melhor na sua profissão. ou para conhecer uma nova profissão, uma língua estrangeira, etc.
7 Use a internet ao seu favor! Aproveite para divulgar um talento que você tem e até para ajudar outras pessoas com dicas como estilo de vida, maquiagem, desenho ou algum conhecimento que poderia ser útil para as outras pessoas. E pode até virar uma renda extra no futuro.
8 Este também é um ótimo momento para você desenvolver mais afeto e amor com sua família, resolver atritos e mal entendidos. Brinque com seus filhos, dê atenção ao seu parceiro ou parceira, ligue para aquelas pessoas que você ama e se importa, mas que estão longe. Com certeza elas se sentirão muito felizes em receber sua ligação.
9 Se você convive com pessoas idosas aproveite para ensiná-los a utilizar a tecnologia nesse momento de isolamento, como o uso do celular, das redes sociais, assim eles poderão também se distrair e se sentirão incluídos.
10 Estabelecer uma rotina saudável e produtiva é muito importante para evitar ansiedade, medo, depressão. Comece o dia fazendo uma lista dos afazeres domésticos e do trabalho e priorize os mais importantes. Se você trabalha em home office essa organização é muito importante. E pra você que precisa se arriscar, cuide-se, siga todas as instruções do ministério da saúde.
11 Identifique seus pensamento e sentimentos negativos diante de um momento ansioso ou angustiante. Invista em pensamentos mais positivos e assertivos. Nesse caso a terapia te ajuda a enfrentar esses pensamentos e sentimentos disfuncionais e prejudicais a sua saúde mental, te ajuda a encontra novas alternativas
12 Medite! No youtube você encontra várias aulas de meditação simples, que ajuda a reduzir a ansiedade e pensamentos acelerados.
13 Continue com o seu tratamento médico se for o seu caso.
14 Seja solidário! Você pode começar ajudando as pessoas do seu prédio, da sua comunidade ou bairro. Pequenas gentilezas como fazer as compras para um idoso, doar itens de higiene com lenços e álcool gel. Isso irá te fazer tão bem como a pessoa em que você está ajudando.
15 Não esqueça que logo tudo voltará ao normal, vá organizando tudo que você vai precisar fazer, comprar ou produzir quando esse momento difícil passar. Acredite, tudo isso vai passar.
16 Não esqueça de manter a sua terapia em dia, nesse momento de isolamento, angustia, medo, insegurança e ansiedade. você pode se beneficiar da terapia online! Acesse o Instagram @psicologamauricia ou o site www.psicologamauricia.com.br para agendar sua consulta.
Podemos tirar muitas lições positivas dessa situação tão delicada que estamos vivendo. Os momentos difíceis são necessários para nos fortalecer e nos reinventar. E nós estamos vivendo uma realidade em que há uma inversão de valores, pois o mundo está se tornando um lugar frio, que pensa apenas no capitalismo, nos recordes financeiros e tem deixado de lado as relações humanas, o calor humano, a importância das pessoas nesse planeta. Agora temos uma oportunidade de estreitar as nossas relações, dar atenção ao que realmente importa de verdade como nossa família e amigos. Por isso, aproveite esse momento para se refazer, observar quem realmente se importa e se preocupa com você. Busque se conectar com as pessoas, pois são elas que fazem o mundo. E para isso, temos uma aliada: a tecnologia. Ela é uma ponte para nos conectar com quem amamos e nos preocupamos, pois mesmo distante fisicamente, estamos sempre em contato com o outro. E, com certeza, ela também vai ajudar você a colocar todas essas dicas em prática.
É muito importante que cada uma de nós leve a sério a gravidade dessa situação e busque ao máximo, dentro das possibilidades de cada um, se manter dentro de casa.
A seguir um exercício de respiração para controlar os sintomas da ansiedade:
Respiração Quadrada
1. Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até três: um, dois, três.
2. Segure o ar nos pulmões, contando lentamente até três.
3. Solte lentamente o ar, contando lentamente até três.
4. Após a expiração mantenha-se sem ar, contando lentamente até três.
5. Volte ao passo 1 e continue repetindo este ciclo, sem pressa.
Repita o exercício por um minuto, ele traz relaxamento mental e físico, depois conforme você se sinta bem aumente o tempo para 2 min e assim por diante.
Dicas para manter a higienização contra o Coronavírus
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus. Entre as medidas estão:
Fonte: Maurícia Andrade Costa Psicóloga | CRP 03/15029
Ministério da Saúde, G1, Bem Estar, Jornal JC e BBC Brasil